sábado, 4 de agosto de 2018


Viagem a Ouro Preto

Panorama da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2015. Crédito: Divulgação.


Não é à toa que Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, tem fama de ser um verdadeiro "museu a céu aberto". É uma cidade incrível, que dá a qualquer turista a sensação de voltar ao passado histórico mineiro, assim que pisa em seu chão. Fundada por bandeirantes no século XVII, Ouro Preto possui muitas marcas da época colonial, como ruas de pedra-sabão e lindas construções antigas. A seguir, as atrações que a equipe Museu a Céu Aberto (Alissa, Ana Luisa, Isabella, Lucas, Rafael, Gustavo, Joaquim e Guilherme, estudantes do quinto ano do CSA) visitaram.


Casa dos Contos

Casa dos Contos, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2011. Crédito: Divulgação.

Casarão construído entre 1782 e 1787, para residência de João Rodrigues de Macedo, ela abrigou várias funções como cárcere de alguns dos inconfidentes, sede da Administração Pública da capitania de Minas Gerais e, o mais legal, casa de fundição. Hoje, abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e o Museu da Moeda e do Fisco. Lá existe um acervo com vários objetos históricos, como móveis, livros e moedas da época colonial, balanças e ferramentas para lidar com o ouro e, no subsolo, onde funcionava a senzala, vimos vários instrumentos de tortura dos negros. Seu interior de pedra e madeira nos faz viajar de volta ao mundo antigo do Brasil Colonial.


Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2009. Crédito: Divulgação.

O museu da Inconfidência ocupa a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Vila Rica. Localizado na Praça Tiradentes, é um dos símbolos da Inconfidência Mineira. Seu acervo reúne importantes documentos históricos e objetos como móveis, armas e uma coleção de arte sacra dos séculos XVIII a XIX. Duas das salas do museu são dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas de Mestre Ataíde. Seu interior de pedras e pisos de madeira, típico do período colonial, nos fazem sentir mais uma vez que estamos na antiga Vila Rica.


Igreja de São Francisco de Assis

                     Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2014. Crédito: Divulgação.

A igreja de São Francisco de Assis é uma construção barroca, com elementos decorativos do estilo Rococó. É uma das obras mais importantes do Mestre Aleijadinho, com a colaboração de Mestre Ataíde, que pintou o teto da gloriosa igreja. Coberta de ouro e cheia de imagens de santos, ela nos lembra da ostentação e opulência do ciclo do ouro, no período colonial.



    Teto da nave central da igreja de São Francisco, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2009. Crédito: Divulgação.


Restaurante Quinto do Ouro

O restaurante Quinta do Ouro tem a melhor comida de Ouro Preto. Fica no subsolo de um casarão antigo, perto da igreja de São Francisco. Hmm!!! Já posso até sentir o cheiro da comida. Vamos almoçar!


Chafariz Marília de Dirceu

                    Chafariz Marília de Dirceu, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2018. Arquivo pessoal.

Pena que nessa fonte antiga não cai mais água fresquinha para a gente beber.

Feirinha de Pedra Sabão

É uma atração turística obrigatória de Ouro Preto. Lá você encontra maravilhosas esculturas de pedra sabão, colares e pulseiras feitas com pedras semi preciosas da região e outros ornamentos. Não deixe de passar por lá para comprar uma lembrancinha de sua viagem.


Nossa turma curtiu demais essa viagem. Vamos guardá-la na memória para sempre.


 5º ano CSA, 2018. Arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viagem a Ouro Preto Panorama da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, 2015. Crédito: Divulgação . Não é à toa que Ouro Pr...